O Grupo Salva Vidas possui em seu programa terapêutico para tratamento da dependência química o atendimento não somente para o usuário de substancia psicoativas, mas com abrangência também a familiares e/ou responsáveis dos acolhidos em regime de residência em nossa comunidade terapêutica, sejam através de reuniões, palestras e acompanhamento individualizados. Nosso objetivo é oferecer atendimento eficaz para cada indivíduo em nossa instituição, e este cuidado alcança também a cada pessoa envolvida diretamente com o adicto, pois entendemos que o uso e abuso de entorpecentes prejudica não apenas o usuário, mas a família acaba sofrendo tristes consequências deste acontecimento.
Diante disto o Grupo Salva Vidas na realização de reuniões familiares apresenta sempre orientações, para que familiares e pessoas envolvidas com indivíduos adictos, saibam lidar com os aspectos da dependência química e serem participantes diretos no apoio e ajuda para o mesmo enfrentar as dificuldades encontradas, para que este após o tratamento não venha a ter uma recaída e voltar ao uso.
E além de todas as orientações e temas abordados durante todo o programa terapêutico, nós do Grupo Salva Vidas entendemos que , estimular a cada um de nosso acolhidos a resgatar vínculos e valores que muitas vezes se perderam devido a adicção , é um ponto importante durante o tratamento. Na maioria das vezes devido a rotina de uso de entorpecentes , o usuário acaba não valorizando datas especiais, comemorativas, confraternização familiar e entre amigos, situações que certamente fora do uso, o mesmo estaria presente e gozaria da presença de pessoas importantes para o seu convívio.
Baseado nisto o Grupo Salva Vidas promoveu durante a reunião familiar no dia 08 de Março de 2020 data em que se comemora o dia Internacional da Mulher, uma homenagem a cada mulher que ali se encontrava , com intuito de valorizar a força, coragem, generosidade e outros aspectos tão particulares que a mulher tem em sua natureza feminina. Aconteceu uma palestra conduzida pelo presidente do Grupo Salva Vidas Marcos Antônio do Carmo Siqueira, onde a mulher virtuosa foi o tema central. Após os acolhidos que participaram da reunião apresentaram lindos cânticos, que emocionaram a todos que ali estavam presente.
Foi um momento memorável, onde em pouco tempo a família pode perceber a mudança nas atitudes, e talentos que foram despertados graças a uma nova perspectiva de vida, que muitas vezes já nem existia mais devido a dependência química. Onde cada acolhido se permitiu esta nova experiência, de retribuir ainda que de forma simbólica o empenho de cada mulher, seja esta mãe, esposa, irmã,tia, amiga e/ou vizinha envolvida neste processo atual, de se livrar do uso ou abuso de substâncias psicoativas.
Acontecimentos como este, impulsionam ainda mais a motivação no decorrer do tratamento, não só do adicto, mas também traz a esperança para à família de que é possível viver uma vida limpa das drogas , encontrando prazer no que realmente agrega uma verdadeira qualidade de vida.
Através deste ,nós do Grupo Salva Vidas, queremos também parabenizar a cada mulher que fez parte deste momento, e faz parte desta instituição. Seja colaboradoras, voluntárias, enfim, mulheres, cada uma de vocês são de suma importância para o sucesso do trabalho que desempenhamos. Mulheres guerreiras, que transparecem as virtudes que possuem. Parabéns pelo seu dia.