As drogas estão presentes na sociedade desde os primórdios e seu uso dependia muito de cultura, rituais religiosos e da finalidade que levavam ao consumo. O álcool inicialmente, era utilizado como forma de pagamento aos colonos, ou seja, uma recompensa pelo trabalho realizado. Porém, após a Revolução Industrial o consumo se popularizou com a aproximação da população aos centros urbanos e até mesmo pelo aumento de Industrias de produção em larga escala, o que fez resultar na redução do preço de compra e possibilitou aumento no consumo considerável no uso de tal substância.
Outras substâncias eram consumidas para uso medicinal, como por exemplo a folha da COCA, quando mastigadas havia redução de dores e obtinham efeitos diferentes dos que atualmente, usuários buscam através do uso concentrado pelo fumo ou ao inalar/aspirar, causando várias complicações e alterações na forma do individuo estar, sentir, pensar e em seus comportamentos.
Drogas são todas as substâncias que provocam alterações no Sistema Nervoso Central (SNC) resultando mudanças no funcionamento do organismo e nos comportamentos no indivíduo que as usa, fazendo com que as sensações físicas, psíquicas e emocionais sofram alterações. As Drogas lícitas são as legalizadas, produzidas e comercializadas livremente pela sociedade, como: tabaco, álcool e medicamentos (quando sob prescrição médica). As Drogas ilícitas são aquelas cuja comercialização é proibida pela justiça como: maconha, crack, cocaína, ecstasy, inalantes, heroínas entre outras.
Apesar das consequências terríveis ocasionadas pelo uso das drogas, o crescente número de pessoas que tem se tornado usuários e até dependentes de tais substancias tem aumentado consideravelmente. E fica a pergunta, mas porque fazer o uso de drogas então?
A maioria das pessoas iniciam o uso por curiosidade, influência de amigos e/ou familiares, pelo uso livre no ambiente familiar, por auto desafio ou encorajamento, para se sentirem mais felizes, para esquecer preocupações. Infelizmente o que começa por motivos simples, pode tornar o indivíduo e usuários compulsivos de tais substâncias, tornando-se totalmente dependente, a ponto de não ter controle sobre o uso.
Geralmente o uso começa com apenas uma substância e posteriormente por se tornarem tolerantes à droga específica, tendem a aumentar a quantidade para conseguirem as mesmas sensações de antes. Existe também a questão de associação, onde o dependente desperta a vontade de usar a segunda substancia após utilizar a primeira, veja o exemplo: Consideremos uma pessoa que faz o uso do tabaco e tem o costume de beber café, geralmente a vontade de fumar aparece mais forte após ingerir o café, isto é o uso associado ou condicionado, onde uma substancia desperta a vontade de usar a outra, o que pode acarretar na dependência de várias substâncias. E este cenário pode acontecer entre outras substâncias como: Tabaco X Álcool; Álcool X Crack; Álcool X Cocaína, dentre outras.
Mesmo a dependência química sendo tão devastadora e triste, vemos como verdade o aumento considerável do consumo de drogas e atualmente, as crianças e jovens estão expostos cada vez mais cedo às mesmas, e se conscientizando mais tarde das consequências que tais substancias produzem para os seus usuários, fazendo com que a busca por tratamento seja tardia, após diversas perdas, sejam elas: financeiras, sociais, sentimentais, além de abalos psicológicos, psíquicos e fisiológicos. Ressaltamos aqui ainda que, a dependência química não se limita apenas a este grupo mais jovem, pois ela independe de gênero, orientação sexual, ou classe social, pois a drogadição infelizmente está presente em toda a sociedade.
Portanto se você conhece alguém ou tem passado por este quadro de dependência e já se conscientizou não ter mais controle diante da droga, entre em contato conosco, o Grupo Salva Vidas é uma OSC ( Organização de Sociedade Civil) que presta serviço à sociedade neste atendimento para dependência química, acolhemos pessoas do sexo masculino, maiores de dezoito anos de idade , com acolhimento voluntário, e totalmente gratuito.