Drogas possuem consequências!

Drogas possuem consequências!

O uso de drogas sejam elas lícitas ou ilícitas, tem aumentado muito e não apenas no Brasil, mas em todo o mundo de uma forma geral. O consumo tem sido feito por indivíduos cada vez mais cedo, independente de gênero, classe social, orientação sexual, raça entre outros.

A influência de uma série de fatores pode contribuir de forma direta, na tomada de decisão de um indivíduo, em fazer uso de substâncias entorpecentes, ou não! Atualmente podemos constatar ao assistirmos a televisão, as muitas propagandas de drogas lícitas como a cerveja, onde o ambiente da mesma é propício, mulheres bonitas com corpo escultural, o“cara” despojado é o que está bebendo a cerveja, geralmente dá se a entender que pra relaxar e curtir a vida, ou momentos de descontração, só é possível, se o consumo da bebida for realizado. E diante deste quadro o que, às vezes começa por uma influência, seja através destes meios de comunicação, ou por amizades, ou até pelo convívio familiar, pode futuramente se tornar uma dependência química, não apenas do álcool em questão, mas pode ser o gatilho para o uso e abuso de outras substancias psicoativas.

Afirmar que as drogas não provocam prazer à quem as usa, seria uma afirmação enganosa, pois podemos constatar através de diversos estudos que as drogas possuem um efeito de prazer aos seus usuários, liberdade, independência, encorajamento, intensa euforia, poder. Mas os problemas aparecem quando os efeitos das mesmas acabam, surgem então as alucinações, sintomas depressivos, ansiedade, lentificação de raciocínio e atitudes, agressividade, desejos por suicídio, delírios, etc.

Existem também os efeitos sociais, auto isolamento, rompimento de vínculo familiar, perda de raciocínio, abandono de emprego, alguns acabam cometendo infrações que acarretam em uma ficha policial comprometedora. Além dos danos causados a saúde, como cirrose, grandes possibilidades de sofrerem coma, perda dos cuidados com a higiene pessoal, perda de peso, doenças pulmonares e oscilação de humor.

E mesmo diante de tantos esclarecimentos em nossa sociedade, ainda assim existem pessoas que escolhem se desafiar ao fazer uso de substancias psicoativas, na ilusão de que conseguem ter domínio sob tais substancias, acreditando que não se tornaram adictos.

Diante de todo o uso e abuso de substâncias psicoativas que tem aumentado em nossa sociedade, é de suma importância a realização de projetos, programas e eventos que possam proporcionar a conscientização da população para as consequências reais que as drogas podem causar aos seus usuários, seja a curto, médio ou longo prazo.

Durante a última semana do mês de Junho é comemorada a Semana Estadual de Prevenção às Drogas, o que tem a finalidade de levar informação à sociedade sobre as drogas e tudo que abrange este tema, oferecido pelo COMAD – Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas e pela Sedese – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, com o objetivo de levar informações esclarecedoras ao público, seja usuários, profissionais e famílias dos efeitos das drogas, as consequências da mesma, e das diversas possibilidades de tratamento para a adicção. Além de proporcionar momentos de reflexão e outras ferramentas que os impulsionem a encontrar o que é prazeroso de fato sem o uso das drogas.

O Grupo Salva Vidas já desenvolve o trabalho voltado a pessoas que se encontram no quadro de dependência química a mais de 28 anos, e sabe o quão importante são as ferramentas de informações acessíveis, para que mais pessoas possam se conscientizar e escapar desta “furada” que as drogas oferecem.

Se você conhece alguém que precise parar com o uso e ou abuso de substâncias entorpecentes, sejam elas lícitas ou ilícitas, entre em contato conosco, o tratamento para dependência química oferecido pelo Grupo Salva Vidas, é totalmente gratuito, voltado para pessoas do sexo masculino, maiores de 18 (dezoito) anos de idade. A droga pode não ser fim!

Deixe um comentário

Fechar Menu