Codependência

Codependência

No que diz respeito a dependência química, você sabia que além do usuário de drogas, os familiares também adoecem? Você sabe o que é codependência?

Codependência é um conceito que ainda está em construção, por isto não é muito conhecido. “É uma condição emocional, psicológica e comportamental que se desenvolve como resultado da exposição prolongada de um indivíduo a – e a prática de – um conjunto de regras opressivas que evitam a manifestação aberta de sentimentos e a discussão direta de problemas pessoais e interpessoais”, desta forma, uma boa definição é que, são pessoas que tem deixado o comportamento de outra pessoa afetá-la e é obcecada em controlar o comportamento desta pessoa, de forma que, deixam de viver a própria vida, de correr atrás de sonhos e planos… para cuidar, tentando proteger única e exclusivamente do usuário substâncias psicoativas (SPA). Embora a codependência possa ser utilizada em outras finalidades, hoje, daremos ênfase à codependência relacionada aos familiares / amigos envolvidos com pessoas que façam uso abusivo de substâncias psicoativas (SPA).

Ao instaurar a dependência química em um indivíduo, sabemos que sofrem danos psicológicos, social, fisiológico, espiritual e moral; e concomitantemente, os familiares são diretamente afetados em que, a convivência acarreta preocupações, sofrimento, ansiedade, podendo adoecer igualmente os entes queridos, tornando-se codependentes.

Este adoecimento familiar, que faz com que a família e envolvidos queiram cuidar, proteger, controlar o comportamento do indivíduo sob o uso de SPA, quando envolve sofrimento emocional, que faz surgir julgamentos, é chamado de “codependência”, e tanto homens, mulheres, crianças, idosos, podem desenvolvê-la a depender do relacionamento interpessoal e ambiental. Os principais sentimentos envolvidos são: Culpa, vergonha, tristeza, impotência, dor, solidão, angústia, desespero, pena, decepção, medo… e apresentam características como: Privar o usuário de drogas de suas responsabilidades e das consequências de seus atos; dificuldade em falar “não”; falta de limites; dentre outros.

 Muitas famílias, em meio ao sofrimento com a situação e envolvendo ainda a falta de conhecimento em lidar com a circunstância, na tentativa de ajudá-los, acabam por ter reações, falas, comportamentos que fazem efeito contrário, sem saber a forma certa de enfrentar. Com isto, a estrutura familiar se torna fragilizada, muda-se a rotina e funções intra-familiares, pois se veem reféns da compulsão gerada pela dependência do usuário, resultante a isto, instala-se o “caos” emocional, familiar e financeiro.

Como percebemos, a família também precisa muito de tratamento! Tanto quanto os usuários. Ela precisa ser cuidada, ouvida, orientada a lidar com esta situação tão delicada! Para isto, existem grupos de apoio voltados para este fim, com o intuito de oferecer o suporte e orientações. Este grupo tem por finalidade ensinar os familiares sobre a dependência química, estimulam a correção de hábitos doentios no seio subjetivo de cada família, voltar o olhar para a dificuldade em questão de forma acolhedora, para que possam cuidar de si mesmas, (re)iniciar suas atividades, objetivos e perspectiva, podendo redescobrir o que lhes dá prazer, aspecto que muitas vezes ficam esquecidos, devido a esta difícil realidade que estes devem enfrentar.

Diante deste quadro da dependência química e codependência, o Grupo Salva Vidas possui como um dos instrumentos do Programa Terapêutico, o serviço oferecido de assistência Psicológica e Social à família em forma de grupo e/ou individualmente. Assim, acreditamos que há maior efetividade em qualidade de vida não só para os acolhidos em tratamento, mas também para seus familiares, resultando em reestabelecimento de laços saudáveis entre si.

Você tem passado por isto? Convive com um familiar usuário de drogas? Tem deixado de viver sua vida, de coisas e pessoas importantes pra você, para prioriza-lo? Tem se sentindo culpado por não conseguir mudar a circunstância? Busque ajuda!!

Deixe um comentário

Fechar Menu