A importância das Terapias Ocupacionais nas Comunidades Terapêuticas

A importância das Terapias Ocupacionais nas Comunidades Terapêuticas

As atividades ocupacionais, tem um papel importantíssimo no desenvolvimento do programa terapêutico nas comunidades terapêuticas. As comunidades terapêuticas possuem a função de proporcionar o tratamento para dependência química a indivíduos que se encontram em situação de uso e abuso de substancias entorpecentes, sejam elas licitas ou ilícitas.

As CTs (Comunidades Terapêuticas ), devem contar com uma serie de profissionais com qualificações especificas para desenvolverem um trabalho qualitativo junto a demanda do público atendido pelas CTs.

Diversas áreas na vida dos indivíduos atendidos devem ser tratadas, para evitar que os mesmos interrompam ou ao término de seu tratamento voltem a uso e/ou abuso destes entorpecentes, e através de uma variedade de atividades, que este tratamento especifico se torna possível.

Dentre uma série de atividades realizadas pelos atendidos nas comunidades terapêuticas, as terapias ocupacionais é uma delas, e o seu desenvolvimento é importantíssimo no programa terapêutico. Pois o individuo que se encontra no quadro de dependência química, devido a busca pelo entorpecente a curto ou longo prazo se depara , distante de atividades normais de sua rotina, vivendo quase que exclusivamente para o uso e/ou abuso de substancias psicoativas.

O dependente químico ainda que possua uma formação, carreira profissional ou não, é provável que chegará a um ponto de não conseguir mais desenvolver atividades simples, como a rotina de despertar, manter sua higiene pessoal, trabalhar, estudar, etc.  Devido a isso o desenvolvimento das terapias ocupacionais se tornam um instrumento de grande importância no programa terapêutico, e um de seus objetivos, é o resgate de valores, o tratamento, a inserção social, a análise do ser como indivíduo e suas muitas peculiaridades e qualidades a ser resgatadas, que devido a adicção ficam perdidos ou esquecidos pelos mesmo.

Na comunidade terapêutica do Grupo Salva Vidas, dentre as terapias ocupacionais que podem ser desenvolvidas em muitas áreas, destacaremos hoje a horticultura, o manejo do cultivo de plantas, que proporciona aos usuários além do aprendizado o descobrimento de habilidades , a capacitação e desenvolvimento interior por meio do resgate e aprendizado de novos conhecimentos de habilidades profissionais.

Acompanhe na nossa galeria um pouco deste nosso espaço reservado na comunidade terapêutica do Grupo Salva Vidas para esta atividade, que como já mencionado agrega muitos benefícios aos acolhidos em tratamento.

Deixe um comentário

Fechar Menu